Pesquisadores do Centro de Motores Eletroquímicos de Penn State, nos EUA, prometem uma revolução no que diz respeito ao recarregamento de carros elétricos que são conhecidos atualmente: o grupo garante que é possível desenvolver uma bateria capaz de recarregar 2 carros elétricos em apenas 10 minutos.
A explicação começa no entendimento de como funcionam as baterias de lítio. Elas são degradadas quando ocorre o carregamento rápido em temperaturas inferiores a 10ºC. Isso acontece, explicando de forma simples, porque nessas condições os íons não são inseridos com suavidade nos anôdos de carbono. Na verdade, os íons se inserem em “espigões” na parte externa do anôdo. Assim, acontece um revestimento não esperado. O resultado é a redução da capacidade da célula, podendo acarretar em picos elétricos em vez de uma condição constante e segura para a utilização do dispositivo.
Em suas pesquisas, esses cientistas constaram que se o dispositivo pode aquecer até 60ºC por 10 minutos e logo após pudesse ser resfriado à temperatura ambiente, esses picos de lítio que fazem mal ao desempenho da bateria deixariam de existir. Dessa forma, ocorreria a degradação por conta do calor.
Esse sistema de autoaquecimento e resfriamento rápido acontecem através de um sistema projetado para o carro elétrico. Enquanto a diferença de 60ºC para 23ºC ajuda a acelerar o resfriamento, o aquecimento conta com uma folha de níquel. Uma extremidade dessa fina camada se conecta ao terminal negativo, uma vez que a outra ponta se estende para o lado exterior da célula, criando assim um terceiro terminal. Nisso, há um sensor de temperatura que está ligado a um conector. Isso faz com que os elétrons corram pela folha de níquel, completando o circuito. Assim, acontece o autoaquecimento super rápido, trazendo a recarga da bateria.
Avanços no carregamento de baterias estão cada vez mais ganhando espaço entre as notícias. A mesma equipe já havia criado antes um dispositivo que pode ser carregado em 15 minutos, quando a 10ºC. Com o objetivo de otimizar e melhorar os parâmetros, vê-se também o propósito de ampliar o uso (e a introdução no mercado) de veículos elétricos. Vale ressaltar que essa nova bateria, uma vez abastecida, tem autonomia para alcançar de 320 a 480 quilômetros.