A marca apresenta seu departamento compliance, pede desculpas por case Bettina e demonstra estar alinhada com reguladores.

A campanha Bettina não trouxe bons frutos para a Empiricus. Além de multas do Procon e o pedido de retirada do vídeo em que a copywriter afirmava ter ganho um milhão de reais em investimentos, a empresa teve que se adequar às orientações da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para publicidade dos players de análise financeira.

Esse não foi o primeiro episódio envolvendo a empresa e a CVM. Anteriormente, seu posicionamento era que o órgão não tinha poder de fiscalização sobre suas atividades, visto que se enquadra como veículo de comunicação e não uma casa de análises.

Atualmente o posicionamento da Empiricus é de alinhamento com as reguladoras. O primeiro passo foi tornar seus processos internos mais rígidos e apresentar comunicações externas mais condizentes com a realidade. Também trouxe profissionais ainda mais técnicos para compor sua equipe de pesquisa financeira, que já era uma das mais capacitadas do país.

Tudo isso foi para desenvolver seu compliance, tornando-o uma referência para o mercado editorial e o de capitais no país. Compliance é o departamento cujo intuito é ajustar seus processos com a legislação vigente regulamentos aplicáveis.

Outro ponto foi a adequação às orientações da CVM, com a criação de alertas de riscos nas peças publicitárias dos players de análise financeira. Agora tanto a publicidade, como os relatórios da Empiricus contam com mensagens sobre o risco dos investimentos.

O pedido de desculpas de Bettina

Seis meses após o primeiro anúncio, Bettina Rudolph protagoniza um novo vídeo, porém pedindo desculpas públicas e reconhecendo o erro. Ela afirma que a relação iniciou de forma errada, uma vez que foi passada a informação errada ou recado distorcido de que seu patrimônio cresceu de forma rápida ou fácil.

A copywriter diz que ainda que tenha iniciado seus investimentos com pouco mais de mil reais, o que de fato aconteceu, e que tenha obtido mais de 1 milhão em 3 anos, não foi apenas um investimento de mil reais a causa do crescimento do seu patrimônio. Ela pondera que mesmo na versão deveria ter ficado claro que foram feitos outros aportes no decorrer dos três anos.

Segundo Bettina, nem ela ou a Empiricus lucraram com a exposição do anúncio, já que seu intuito era o de apresentar um curso gratuito sobre investimentos. Basicamente, ele ensinava como novos investidores poderiam se posicionar frente ao mercado, apresentando opções conservadoras de investimentos e indicações de ações na bolsa.

A profissional também indaga o que teria ocorrido se o espectador tivesse clicado no ícone “Saiba mais” do primeiro anúncio e mostra números sobre CDI, redução na taxa Selic e evolução da bolsa de valores brasileiro ao longo de seis meses. De acordo com o vídeo, o investidor que tivesse depositado 10 mil reais nas ações indicadas pela Empiricus teria obtido um rendimento acima de 6 mil reais nesses seis meses.

Bettina pede uma segunda chance para mostrar quem realmente é. Ela finaliza a versão estendida do pedido de desculpas falando sobre a marca em seus dez anos de mercado. O número de assinantes supera os 360 mil; eles recebem relatórios produzidos por mais de 300 colaboradores, instalados em um dos endereços mais caros da Avenida Faria Lima, maior centro financeiro de São Paulo.