O povo brasileiro como bem se sabe é um empreendedor por natureza, visto que muitas pessoas inventam empregos no Brasil para conseguirem se manter ou melhorar suas rendas, e tais ofícios vão desde a alugar protetor solar em praia até mesmo a um microempreendedor individual, por isso que nesse artigo vai ser explicitado como o empreendedorismo pode ser uma forma de se destacar e conseguir melhorar financeira e pessoalmente.

 As pessoas que não possuem um orçamento vasto para poder abrir uma grande empresa podem dar o primeiro passo a partir do sistema de microempreendedor individual, também chamado de MEI, ou quem sabe pode fazer parte também como um Simples NAcional. E esses modelos de negócios são grandes formas de conseguir se estabelecer como empresário, e com isso contribuir com pequenas taxas, como: o INSS, IRPJ, IPI, CSLL, Cofins, PIS/PASEP, CPP, ICMS e ISS.

 As pessoas que se reconhecerem mais como MEI podem dar o primeiro passo a partir do conhecimento mais aprofundado desse modelo de negócios, e para isso basta acessar o site do Portal do Empreendedor e ficar a par dos direitos, obrigações e deveres de cada microempreendedor. Algumas das vantagens em se vincular ao modelo de MEI é o fato de o contribuinte ter direito a aposentadoria, auxílio doença, ter um funcionário com pagamento de piso da área ou 1 (um) salário mínimo, emissão de nota fiscal, geração de licenciamento definitivo juntamente ao alvará de funcionamento, obtenção de crédito junto aos bancos, prestar serviço para o governo entre muitas outras vantagens.

 Os profissionais que queiram se vincular o MEI precisam se enquadrar em uma das mais de 200 funções diferenciadas e descritas no site do Portal do Empreendedor, e com isso poder prestar os serviços para tal função de forma segura tanto para quem o presta, quanto para quem recebe o mesmo. Por sua vez, é possível ser dono do próprio negócio, mas tendo a responsabilidade de ficar em dia com as contribuições e tributações destinadas a cada microempreendedor. Lembrando que para se enquadrar na modalidade MEI há um valor teto a qual os empreendedores podem receber para manter o mesmo valor das contribuições.