Devido a crise de coronavírus, trabalhadores informais e MEI receberão um auxílio de R$ 600 para ajudar nos custos enquanto não podem trabalhar. Já está disponível um aplicativo que poderá instruir os trabalhadores informais que tenham baixa renda.
Na terça-feira dia 17, o banco Caixa lançou um site também para aparelhos com Android e iOS. Para obter acesso, é preciso fazer a inscrição pelos meios de comunicação. As pessoas estão habilitadas para a inscrição são MEIs, autônomos informais que não constam no Cadastro Único e trabalhadores informais que possuem registro depois do dia 20 de março. Os trabalhadores com contrato que não estão ativos também estão inclusos no perfil para receber o auxílio financeiro.
Existem um planejamento que equivale a três parcelas, a primeira é paga no dia 14 de abril. Os clientes com conta na Caixa e Banco do Brasil recebem o benefício com mais agilidade. Não existem custos para os solicitantes que não possuem contas nos bancos citados. O coronavoucher está disponível para ser transferido para qualquer banco.
As demais parcelas serão pagas em diversas datas no mês de abril, até maio. Depois de ter o registro aprovado, o trabalhador terá o dinheiro em até 48 horas na conta bancária. Antes será analisado pelo próprio aplicativo e site se os clientes possuem as condições que precisam para o auxílio emergencial.
Durante três meses o valor poderá ser pago, dependendo da situação da economia do Brasil e da necessidade da quarentena. Quem já tem cadastro, não precisará se preocupar. Quem está no programa do Bolsa Família poderá receber o benefício conforme melhor lhe parecer, mas será preciso escolher qual benefício será mais vantajoso.
A medida tem como aliviar o aperto financeiro de muitas famílias que estão em uma situação de vulnerabilidade econômica e social. Houve até mesmo uma corrente do bem no Twitter, em que diversas personalidades com milhares e milhões de seguidores estavam pressionando para a liberação da ajuda de R$ 600 o mais rápido possível. O país já estava passando por um grande desemprego, mas existem possibilidades de recuperação econômica com o passar do tempo, especialmente para as classes sociais mais necessitadas.