A procura por cursos à distância aumentou desde o início da quarentena. De acordo com uma pesquisa feita pela Catho Educação, entre 21 de março e 6 de abril, houve um aumento de 68% nas matrículas de curso de ensino a distância (EAD) ou em semipresenciais. Apesar de não poderem frequentarem aulas em um espaço físico, diversos estudantes e profissionais estão querendo continuar com a sua qualificação profissional.
Durante o período de 3 a 20 de março, houve uma elevação de 44% na pesquisa nos cursos a distância. Os cursos mais procurados são Gestão de RH, Biomedicina, Ciências Contábeis, Logística e Administração. A principal vantagem no sentido financeiro é o custo mais baixo de um curso tradicional. O enfoque do conteúdo desses cursos acabam se voltando para a prática profissional.
Além de ser visto como uma oportunidade para encarar o isolamento social, os cursos a distância também podem servir para melhorar a qualificação de cada estudante ou profissional que já está na área. A pesquisa da Catho Educação revela que tanto os trabalhadores quanto as empresas estão mais abertas a um diploma do EAD, e isso não se torna um requisito determinante no momento de avaliar profissionais em um recrutamento.
A atuação da escola de idiomas Babel é 100% de maneira digital e viu que a ascensão chegou a 25% entre os meses de março e abril. De acordo com a empresa que tem atuação na América Latina e em países ibéricos, existe mais potencial de crescimentos nos negócios, especialmente por causa da situação de isolamento. Para a empresa, o mês de março foi o que mais ganhou novas assinaturas desde o surgimento da empresa há 12 anos.
Se for comparar o mesmo período no ano passado, o crescimento foi de 50% entre a segunda quinzena de março e o começo de abril no alcance mundial. Para a empresa, é possível que o Brasil chegue a esse nível de crescimento. Por dia, o aplicativo da empresa é baixado 120 mil vezes, o que indica que, desde 2008, mais de 500 milhões de usuários já participaram de algum curso que é disponibilizado pela empresa.