É impossível negar que a internet é um dos canais mais bem elaborados e utilizado do mundo. Para comunicação, transações, informações ou estudos essa ferramenta mudou completamente a forma de fazer diversas ações.
O seu desenvolvimento foi rápido e bem linear e hoje alcança mais de 50% da população mundial, segundo dados da União Internacional de Telecomunicação, agência ligada a ONU. É verdadeiramente um grande marco para toda a técnica. Apesar das disparidades serem nítidas em certas regiões, para empresários esse não deixa de ser um motivo para não investir seu tempo e dinheiro no recurso.
O mundo tem cerca de 1,3 bilhões de sites (dados registrados pela Netcraft em janeiro de 2020), número cinco vezes maior que 10 anos atrás quando constava uma quantidade pouco superior a 250 milhões. Muitos desses sites são desenvolvidos por empresas que buscam ter maior alcance no mercado, postando conteúdos e notícias, além de alocar uma grande quantidade de produtos em suas páginas, mas é claro, a maioria tem sites próprios para cada ação.
O relatório “Digital 2020: Global Digital Overview” mostra que as pessoas passam em média um período próximo a 100 dias conectadas na internet por ano. As informações são ainda mais precisas quando avaliamos por país, com o Brasil tendo a terceira colocação nos números, atrás da África do Sul.
O uso intensivo de aparelhos mobiles também é um ponto destacável, já que o mundo promete cada vez mais se consolidar assim. Atualmente os dados apontam que mais de 50% das navegações na internet são feitas a partir de aparelhos móveis (dados do relatório digital, tal como a estatística acima). Já os smartphones correspondem a 53% do tráfego global. Considerando o tempo de uso dos aparelhos e a complexidade que é medir cada variação esses dados são bastantes precisos.
Com o mundo cada vez mais globalizado é possível que tenhamos cada vez mais pessoas ligadas em redes enormes e maiores tráfegos de informações ou serviços.