Este ano é a primeira vez que o Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai contabilizar a população quilombola do Brasil. A entidade realizou, no último dia 17 de agosto, o Dia de Mobilização do Censo Quilombola, para inaugurar oficialmente o trabalho nessas comunidades pelo país.
Segundo as notícias do IBGE, foram identificadas, por meio do trabalho de mapeamento, 5.972 localidades quilombolas e 2.308 agrupamentos quilombolas — “aqueles em que há 15 ou mais pessoas residindo em um ou mais domicílios próximos espacialmente e nos quais as pessoas estabelecem laços de parentescos ou comunitários”, explicou o Instituto. “O Censo visitará todos os territórios, comunidades e localidades quilombolas. As comunidades, domicílios ou localidades que eventualmente não tenham sido identificadas durante o mapeamento, serão incluídas nas bases de dados pelos recenseadores para estimativas de subnotificação”, acrescentou.
De acordo com o que destacou a coordenadora do Censo de Povos e Comunidades Tradicionais do IBGE, Marta Antunes, o grande objetivo da iniciativa é sensibilizar a população a responder o Censo Quilombola, o primeiro em que o Instituto vai poder fornecer à sociedade estatísticas sobre essa comunidade. “É importante que essa população esteja preparada e sabendo que o IBGE está trazendo essa possibilidade de retratar sua realidade pela primeira vez”, disse a coordenadora.
Outro objetivo do Censo na população quilombola, segundo Antunes, “é mobilizar as lideranças quilombolas para que abram suas comunidades” e recebam os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Por fim, “o terceiro objetivo é visibilizar para a sociedade em geral essa grande novidade e avanço do Censo 2022: a inclusão de mais um dos povos e comunidades tradicionais”, completou ela.
De modo geral, os brasileiros já estão recebendo a visita dos recenseadores do IBGE desde o dia 1 de agosto. A estimativa da entidade é de que o Censo Demográfico 2022 ocorra até o início de novembro, e que, no final desse processo, sejam contados cerca de 215 milhões de brasileiros.